Foto da Turma

Foto da Turma

terça-feira, 14 de julho de 2009

Tah ai pra quem não fez ou não corrigiu

Respostas do roteiro de estudos sobre o Reino Fungi:

1. Os fungos produzem esporos (células reprodutoras) que são carregados através do ar. Alguns esporos devem ter caído sobre o pão, que é matéria orgânica, germinaram e produziram hifas, formando o bolor.
2. Os fungos são heterótrofos, sendo assim, não fazem fotossíntese e não produzem matéria orgânica (glicose) a partir de matéria inorgânica (CO2 e H2O). Por esse motivo os fungos precisam se nutrir de matéria orgânica disponível no meio em que vivem.
3. Estes fungos obtém energia através da fermentação dos açúcares contidos na massa do pão. A fermentação produz CO2 que forma bolhas na massa do pão, tornando-o macio. Durante o cozimento do pão os fungos morrem e o CO2 é liberado deixando o pão com poros que o deixam macio e fofo.
4. Estes fungos (juntamente com as bactérias) fazem a decomposição destes restos orgânicos, transformando-os em substâncias menores, como CO2, H2O e sais minerais, que poderão ser incorporados pelos vegetais, formando-se, então, novas cadeias alimentares.
5. Micoses são doenças causadas por fungos parasitas. Ex: pé-de-atleta ou frieira e candidíase ou sapinho.
6. O micélio vegetativo é responsável pela nutrição do fungo. Ele libera substâncias digestivas sobre a matéria orgânica sobre a qual se desenvolve. Depois de digerido, o alimento contido na matéria orgânica é absorvido pelas células do micélio.
7. O micélio reprodutor forma os esporos responsáveis pela reprodução do fungo. Também recebe o nome de corpo de frutificação ou basidiocarpo.
8. Essa mãe, sabedora que no meio ambiente existem esporos de diversos tipos de fungos, lavava as frutas e legumes para livrá-las dos esporos que porventura estivessem sobre as mesmas. Desse modo, sem os esporos, as frutas e os legumes durariam mais (não apodreceriam rapidamente).
9. O fungo decompõe substâncias orgânicas existentes no solo, transformando-as em substâncias inorgânicas (H2O, CO2 e sais minerais), transferindo estas substâncias para as plantas. As plantas, por sua vez, ao realizarem a fotossíntese, produzem matéria orgânica (açúcares) que transferem (em parte) para os fungos.
10. Nos líquens, a alga que é autótrofa, realiza a fotossíntese e produz matéria orgânica (glicose) fornecendo-a para o fungo. Em troca o fungo, que é heterótrofo, oferece proteção à alga, além de retirar do ambiente a água e os sais minerais que ambos necessitam.
11. Através da fermentação de algumas espécies de fungos o homem produz bebidas alcoólicas como a cerveja e o vinho.
12. Não. Muitos fungos são venenosos, podendo até causar a morte do ser humano.
13. a. cogumelo venenoso. Se ingerido causa danos ao sistema nervoso.
b. fungo empregado na produção do queijo roquefort. Da mesma forma que o P. camembertii , o P. roquefortii também dá um gosto especial ao queijo que os lactobacilos ajudaram a produzir.
c. fungo que infecta grãos de cereais. Se ingerido é tóxico ao ser humano.
d. fungo que se desenvolve sobre grãos como amendoim. Se ingerido pode causar câncer.
e. fungo unicelular (levedura) que realiza a fermentação através da qual obtemos álcool. Também é utilizado na confecção do pão, pois torna a massa porosa pela produção de CO2.
f. fungo que se desenvolve sobre fezes de aves e morcegos. Seus esporos, se inalados, provocam uma doença pulmonar chamada histoplasmose.
g. Se desenvolve sobre pão. É o bolor negro que deteriora o pão.
h. cogumelo comestível.
i. fungo que produz uma substância chamada penicilina. Esta substância é um poderoso antibiótico (mata bactérias).
j. cogumelo comestível que conhecemos por champignon.
l. fungo que provoca “sapinho” na boca de crianças e infecção vaginal conhecida como candidíase.
m. fungo empregado na produção do queijo camembert. Logicamente você já sabe que o queijo é produzido a partir da fermentação do leite feita pelas bactérias lactobacilos. Daí a indústria alimentícia adiciona estes fungos (P. camembertii) para dar um gosto especial ao queijo, tal qual faz com o queijo roquefort, utilizando o fungo P. roquefortii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Eleição 2009